Solo

  Solo é a camada que recobre a superfície terrestre. Os solos são corpos formados por meio do intemperismo químico e do intemperismo físico das rochas, sendo constituídos essencialmente por minerais, matéria orgânica, água e ar, além de pequenos animais e micro-organismos. Os componentes do solo estão dispostos em camadas chamadas de horizontes. O desenvolvimento de um perfil de solo varia consideravelmente de região para região, dependendo diretamente de aspectos como clima, disponibilidade hídrica, rocha-mãe e topografia

 

Solo pode ser definido como um corpo dinâmico de origem mineral e orgânica formado por material inconsolidado (ou friável) que reveste a superfície do planeta Terra. Os solos são o produto direto da ação dos agentes intempéricos sobre as rochas, sendo constituídos pela ação lenta e continuada das águas, dos ventos, da variação de temperatura e também dos animais e micro-organismos.


A composição e a estrutura de um solo variam consideravelmente de acordo com a sua rocha de origem e ainda de região para região, a depender da disponibilidade hídrica e do regime de temperaturas. Dessa forma, a característica de um perfil de solo é compatível com o clima da região onde ele se formou. A morfologia dos terrenos, isto é, seu relevo, também interfere na dinâmica dos solos.

CARACTERISCAS DE CADA TIPO DE SOLO ::


ARENOSO :


- 70% de areia.

- Muito permeável.

- Pobre em nutrientes.

- Grãos grandes e inconsolidados.

- Secam rapidamente.




HUMIFERO :


- Predominância de M.O.

- Cor escura.

- Poroso.

- úmido.

- Boa circulação de ar.




SOLO MINERAL :


- Rico em matéria mineral.

- Boa circulação de ar.

- Pouca quantidade de agua.



NOMES : Al.Cecilia Rosa e Carolina

TURMA : 602

DATA :29/03/2024


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importância dos fosseis e tipos de fossilização

Rochas metamórficas

Hidrosfera e distribuição da agua no planeta terra.